‘Refúgio contemporâneo’: negócios apostam em oficinas criativas manuais para atrair clientes
Experiências como pintura e colagem podem ser foco central de uma empresa ou estratégia temporária. Cafeterias e restaurantes têm adotado prática para ajudar a “desconectar”
Nada de cerâmicas perfeitas. O espaço Caê, no bairro dos Jardins, em São Paulo (SP), realiza oficinas de pintura de cerâmica, mas o foco não é ensinar, e sim, criar um espaço de descompressão e criatividade. Criado no final de 2023 por Aline Santana de Albuquerque e Renata de Araújo Pereira, o negócio crescia de forma constante – até que, em 2025, a procura pelo serviço impulsionou os resultados: de 2024 para 2025, o faturamento aumentou em 320%.
O primeiro encontro realizado pelas empreendedoras foi com a própria família, de maneira gratuita, depois, com amigos e conhecidos – a primeira oficina em que elas monetizaram. O crescimento, em seguida, foi orgânico, no boca a boca e pelo Instagram. No final de 2024 e, durante o ano de 2025, o negócio foi impulsionado por clientes e influenciadores que visitavam o local e faziam registros nas redes sociais de forma espontânea.
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negocios

