Barcelona fatura quase R$ 590 milhões com venda de camisas e produtos oficiais na temporada
Retomada do controle direto sobre o comércio físico e digital foi responsável por aumento de 8,6% das vendas
A cada ano que passa, o Barcelona mostra que segue sendo uma das marcas mais poderosas do esporte mundial. A Barça Licensing & Merchandising (BLM), divisão responsável pelo varejo e licenciamento do clube catalão, fechou a temporada 2023/24 com R$ 588 milhões (108,9 milhões de euros) em receitas. Um crescimento de 8,6% em relação ao ano anterior.
A maior parte desse valor, cerca de R$ 528 milhões (97,8 milhões de euros), veio da venda de produtos oficiais, especialmente camisas e itens de colecionador. As informações são da agência de notícias EFE.
Segundo a publicação, a retomada do controle direto sobre o comércio físico e digital, que antes era gerido pela Nike, teve papel fundamental no crescimento. Agora, o próprio Barça administra suas lojas e e-commerce, o que, segundo o clube, permitiu uma estratégia mais alinhada com os torcedores e maior rentabilidade
A principal vitrine disso foi a Barça Store do Spotify Camp Nou, que registrou vendas recordes impulsionadas por datas especiais como o 125º aniversário do clube e a linha Barça x Cruyff.
Mesmo com o aumento dos custos logísticos e de pessoal (os gastos com salários chegaram a R$ 69 milhões (12,8 milhões de euros), alta de 13,6%), a publicação destaca que a BLM conseguiu manter a margem de operação controlada graças à melhoria na gestão de estoques. O Barcelona fechou a temporada 2024/2025 com faturamento de R$ 4,82 bilhões (893 milhões de euros) em receitas totais, embora ainda tenha registrado um prejuízo líquido de R$ 491 milhões (91 milhões de euros).
fonte: globo esporte